MADEIRA Meteorologia

Emoção marca regresso das festividades do dia de Nossa Senhora do Monte ao Largo da Fonte (com fotos)

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Agosto 2022
10:43

Eis o último e mais importante dia da Festa de Nossa Senhora do Monte, que arrancou no passado dia 5 de agosto com a realização das novenas e que hoje celebra o dia da padroeira do arquipélago com a pompa e circunstância dos tempos de outrora.

De facto, se nos anos anteriores, este dia ainda se celebrou entre a tristeza pela perda de 13 vidas, em 2017, após a queda de uma árvore no Largo da Fonte, e a esperança no regresso desta festividade aos seus moldes tradicionais, depois de a covid-19 ter ‘roubado"’ a normalidade ao mundo, hoje este ano o figurino é outro.

De facto, pelas 10 horas, a movimentação nesta freguesia cimeira do Funchal já se fazia sentir, recordando os tempos pré-pandémicos.
Iluminado e colorido pelos corredores de flores tradicionais, o Largo da Fonte ia recebendo vários visitantes compravam e colocavam velas junto à imagem de Nossa Senhora do Monte.

No local, as máscaras são poucas, as lágrimas algumas e a emoção mais que evidente, já que para muitos a vinda ao Monte é sempre carregada de muita simbologia.

Já escadaria acima, dezenas de pessoas rumavam até à igreja, levando pela mão velas, cabeças, pés e corações, que carregarão consigo na procissão que se sucederá à missa, presidida daqui a instantes pelo bispo D. Nuno Brás.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas