MADEIRA Meteorologia

"Evite as queimaduras solares. Proteja-se a si e às crianças"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2022
14:03

Na vida ao ar livre que o bom tempo e a época de férias proporcionam, a Direção Regional da Saúde recomenda atenção à Proteção Solar.

"Os produtos para proteção solar e pós-solar são produtos cosméticos utilizados para proteger a pele contra a radiação ultra-violeta (UV). É muito importante a correta utilização do produto, bem como a adequação do fator de proteção solar (FPS) ao tipo de pele", escreve a DRS em comunicado.

De acordo com a nota informativa da autoridade de saúde, devem ser consideradas nos produtos solares, as indicações obrigatórias:

- Lista de substâncias;
- Fator de Proteção Solar;
- Prazo de validade;
- Prazo de utilização após a abertura;
- Instruções de utilização.
A aplicação do produto protetor solar deve ser feita em quantidade suficiente, cerca de 30 minutos antes da exposição solar, repetindo a aplicação a cada duas horas e sempre após ir à água ou suar.

Os cuidados de proteção solar devem ser tidos em todas as exposições solares, desde a permanência na praia, na realização de trabalhos ou desportos ao ar livre, passeios e caminhadas e mesmo quando se permanece no exterior à sombra.

A proteção solar evita lesões cutâneas imediatas, tais como reações alérgicas e queimaduras, que podem ser de primeiro grau ou, mais graves, de terceiro grau, bem como lesões cutâneas tardias devidas à exposição solar repetitiva, podendo ser graves, causando cancros na pele, como o melanoma.

Para além dos protetores solares na pele, utilize roupa, chapéus e óculos de sol.

"Evite as queimaduras solares. Proteja-se a si e às crianças", recomenda a mesma fonte.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas