MADEIRA Meteorologia

ARDITI participa no projeto Trident

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Agosto 2022
11:45

A ARDITI está a participar no Projeto TRIDENT, recentemente financiado pelo programa "Horizonte Europa".

Tendo em vista a criação de tecnologias autónomas e soluções inovadoras que possam contribuir para avaliar e monitorizar o impacto ambiental da exploração de minerais no mar profundo, o projeto é coordenado pelo INESC TEC e contempla a participação de 25 instituições de 8 países europeus.

O objetivo, neste momento, é que antes de se dar início à exploração de minerais do mar profundo, se possa conhecer o meio ambiente e desenvolver sistemas para garantir o cumprimento da legislação internacional em vigor. Refira-se ainda que a sustentabilidade ambiental e a total transparência na governança da mineração em águas profundas são fatores cruciais para sua aceitação social.

O TRIDENT pretende contemplar todos os parâmetros físicos, químicos, geológicos e biológicos relevantes a serem medidos na superfície do mar, na coluna de água e no fundo do oceano.

O projeto também visa identificar lacunas nos métodos de coleta de dados em tempo real e construir soluções tecnológicas essenciais para desenvolver diretrizes ambientais robustas, estabelecer indicadores confiáveis e definir limites que permitam padronizar ferramentas e métodos.

O consórcio do projeto irá, posteriormente, desenvolver e testar um sistema integrado de plataformas robóticas, estáticas e móveis, equipadas com os mais recentes sensores capazes de medir parâmetros ambientais em possíveis áreas de mineração.

Dada a ausência de operações de prospecção e mineração real no Oceano Atlântico, será feita uma demonstração no "Tropic Seamount", uma montanha submarina localizada na ZEE das Canárias, conhecida pela deposição de crostas de ferro e de manganês. Serão criadas sinergias com projetos em curso nomeadamente com o Observatório Oceânico da Madeira (OOM), permitindo a partilha de recursos, infraestruturas e dados.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas