Fajã da Ovelha acolhe Mostra Regional do Figo, Tabaibo e Mel

Iolanda Chaves

A Mostra Regional do Figo, Tabaibo e Mel realiza-se de 17 a 20 deste mês, na Fajã da Ovelha, freguesia do concelho da Calheta.

Este evento é uma iniciativa da Casa do Povo local que vai acolher, na respetiva sede, três conferências, dedicadas a cada um dos produtos em destaque. No dia 17, às 10h00, a palestra incidirá sobre o mel de cana e o figo; dia 18, à mesma hora, o mel de abelhas será o tema em foco; no dia 19, às 9h00, vão ser abordados os novos desafios no cultivo do tabaibo.

A Feira dos Produtores/Expositores terá lugar nos dias 19 e 20, no campo polidesportivo, junto à Igreja da Fajã da Ovelha. A abertura, na sexta-feira, acontecerá às 15h00 e às 16h00 terá lugar um 'show cooking'. A esta hora decorrerá também uma sessão de desenho, sobre os três produtos.

Para as 16h40 está previsto um workshop de doçaria com figo, tabaibo e mel, e pouco depois haverá uma sessão de arranjos florais, com a utilização de frutos e plantas.

Às 17h30, haverá a atuação do Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha e às 20h30 entra em cena o quarteto humorístico 4Litro. Uma hora depois, atua o grupo Grumpies e a partir das 23h00 o palco ficará por canta de Roni de Melo.

No dia 20, a feira reabre às 10h00. A partir das 11h45, o Grupo de Despique da Fajã da Ovelha e o Grupo Instrumentla e de Cantares Tradicionais do Centro Social dos Prazeres animam o recinto.

Depois do almoço, às 14h15, recomeça o ambiente de festa com o Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha, a Tuna de Cantares Tradicionais do Carvalhar e o do Grupo de Cantares Tradicionais da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria. Este bloco de atuações encerra com a atuação do grupo pop rock da freguesia, Boaventura.

O encerramento, com entrega de troféus de participação, acontecerá por volta das 18h00.

Este certame conta com co-financiamento governamental e da União Europeia (Proderam, Leader, Governo Regional, Portugal 2020 e Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), bem como da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Câmara Municipal da Calheta e da ADRAM - Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.