Pedro Fino enaltece coragem e resiliência dos emigrantes madeirenses

Redação

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas participou na cerimónia de abertura das Festas do Santíssimo Sacramento, em New Bedford.

Pedro Fino aproveitou a ocasião para lembrar o percurso dos quatro madeirenses emigrantes que deram início a esta tradição.

“A coragem e resiliência destes quatro madeirenses personifica muito bem a nossa identidade enquanto ilhéus. “De facto, foi sempre assim ao longo da história, desde a época dos descobrimentos e expansão portuguesa". vincou.

O governante lembrou que, neste momento, na Região Autónoma da Madeira, habitam cerca de 250 mil pessoas, mas os madeirenses espalhados por todo o mundo ascendem a mais de 1 milhão de pessoas. “A Madeira, Portugal, está presente em cada uma dessas pessoas”, sublinhou.

O secretário regional fez ainda questão de enaltecer “o reconhecimento profundo do Governo Regional pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo Clube do Santíssimo Sacramento e associados”. “É devido ao vosso empenho que esta tradição se mantém viva”, disse, elogiando o facto de esta festa ser já “um marco para New Bedford”.

Após a cerimónia, que contou com a presença do Mayor de New Bedford, Jon Mitchell, do Cônsul de Portugal em New Bedford, Rogério Lopes, e do Presidente do Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, Larry Jaques, o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas visitou o Museu da Herança Madeirense, espaço que acolhe um considerável espólio de fotografias, documentos e outros artefactos que contam a história de emigração madeirense no país.