MADEIRA Meteorologia

Miguel Albuquerque: Estação Zootécnica é "polo científico e turístico"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Junho 2022
16:39

O presidente do Governo Regional destacou hoje que a remodelada Estação Zootécnica da Madeira constitui "um polo de desenvolvimento científico e de parcerias científicas", mas também um "polo de atratividade turística para o concelho" do Porto Moniz.

"Hoje, temos quadros na Madeira altamente qualificados que vão fazer um trabalho muito importante, no apuramento das raças, no desenvolvimento genético, na monitorização da evolução das espécies que temos aqui", disse Miguel Albuquerque, durante uma visita às novas instalações da estação, que apresentam recursos avançados, diferentes do que havia há décadas, o que suscitou a comparação.

"A agropecuária que se praticava nesse tempo, felizmente, nada tem a ver com a agropecuária que pretendemos desenvolver e incrementar. E porquê? Porque as circunstâncias são diferentes, hoje os produtores são diferentes. Têm formação, têm qualificações e as infraestruturas são completamente distintas", referiu.

Refira-se que a remodelação da estação zootécnica incluiu a renovação dos exteriores e dos edifícios, num investimento global de 3,2 milhões de euros. A estação recebeu o nome de Carlos Dória, pelo seu importante papel para o setor.

Entre os vários departamentos das instalações, existe uma vacaria onde estão várias espécies autóctones portuguesas, entre elas a Raça da Terra, especificamente da Madeira.

Há cinco animais desta raça na estação, mas muitos mais entre os produtores madeirenses. O objetivo do Governo Regional é valorizar este animal, de modo a torná-lo uma referência regional, à semelhança do que sucedeu com o rum regional.

Leia mais sobre o assunto na edição de amanhã do JM.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas