MADEIRA Meteorologia

Estudantes universitários e recém-licenciados realizam estágios no Centro de Química da Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Junho 2022
11:55

A partir do próximo dia 4 de julho, o Centro de Química da Madeira (CQM) dá as boas-vindas aos novos estagiários, recentemente admitidos no âmbito dos programas "Estágios de Verão para Universitários" e "Ingress@" e que passam, assim, a integrar a equipa de investigadores do Centro, durante o período do verão.

A receção e assinatura do termo de tomada de posse dos 21 estagiários, decorre na Sala 0.57, no piso 0 do Campus da Penteada, pelas 09h30, e contará com a presença de Sílvio Fernandes, reitor da Universidade da Madeira, de Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, e de João Rodrigues, coordenador Científico do CQM.

Segundo explicita a mesma nota, estes estágios de verão visam "potenciar nos estudantes universitários a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar, enquanto o Ingress@, procura estimular a capacidade empreendedora dos jovens, recém-graduados, na construção de um percurso profissional contínuo e dinâmico, promovendo a sua qualificação e integração no mercado de trabalho".

Estes programas são promovidos pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e têm, respetivamente, a duração de 1 e 3 meses.

"Para muitos dos estagiários, trata-se do primeiro contacto com o CQM, com os diferentes os projetos de investigação em curso, e com a estrutura organizativa e de funcionamento de um centro de investigação", recorda a UMa.

De recordar que, este ano, o CQM disponibilizou várias temáticas de estudo que visam "proporcionar uma experiência enriquecedora numa das suas duas grandes áreas de investigação de investigação, concretamente Materiais e Produtos Naturais, sendo elas, especificamente: Biomateriais, Bioquímica, Eletroquímica, Fitoquímica, Nanomateriais para Aplicações Biomédicas, Química Alimentar, Química Analítica, Bioquímica, Química Bioinorgânica, Química Computacional, Química Física, Química Medicinal e Química Orgânica".

O CQM é um Centro de Investigação Nacional, com sede na Universidade da Madeira, classificado com "Excelente", apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas