MADEIRA Meteorologia

Nova associação prossegue obra solidária de Maria Isilda Rodrigues

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Junho 2022
14:37

A ‘menina da assistência’, como foi carinhosamente tratada Maria Isilda Gouveia Rodrigues por todos os que privaram consigo durante os 40 anos em que exerceu as funções de assistente social na Ribeira Brava, tem hoje uma associação de solidariedade social com o seu nome.

A ideia partiu dos filhos António Paulo Rodrigues, Teresa Margarida Rodrigues e Rui Miguel Rodrigues que criaram a ‘Associação Comendadora Maria Isilda Martinho Lopes de Gouveia Rodrigues’ para manter vivo o legado de ajuda ao próximo que sempre marcou a vida da mãe.

Esta nova Associação nasce com o objetivo de formar jovens para um apoio adequado aos idosos, combater o isolamento social dos que vivem sozinhos no concelho da Ribeira Brava, promover ações culturais, apoiar vítimas de violência doméstica, beneficiários do rendimento social de inserção e outros em risco de exclusão social, contribuir para a formação social e cívica da comunidade em situação de carência socioeconómica, colaborar na aplicação de políticas de solidariedade, de cooperação e de igualdade de oportunidades na RAM, e promover a saúde e o bem-estar da população.

A associação pretende ainda promover estudos sobre as carências e os problemas atuais da sociedade e desenvolver parcerias com outras instituições públicas ou privadas para a constituição de redes de conhecimento e atuação no âmbito da inclusão social.

Na sessão de apresentação realizada hoje no salão nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, os filhos recordaram o importante papel que a mãe teve na vida das pessoas que eram vítimas de violência doméstica, que passavam fome ou eram marginalizadas, e sua ação acabava por "oferecer leveza" e conforto a essas pessoas.

Por sua vez, o presidente Ricardo Nascimento expressou o seu contentamento por ver nascer no concelho uma associação de cariz social que ostenta o nome de uma pessoa querida e acarinhada na Ribeira Brava, que marcou o serviço de assistência social no concelho.

Destacou a simpatia, o trato fácil e a disponibilidade constante para ajudar os mais desfavorecidos, pelo que esta homenagem dos filhos para manter vivo o legado da mãe é uma "justa homenagem" a uma ribeira-bravense com história e com um percurso louvável.

"Será mais uma IPSS que teremos no concelho para dinamizar ações e programas com vista a melhorar a vida das pessoas", apontou Nascimento.

Recorde-se que Maria Isilda Rodrigues nasceu a 12 de novembro de 1930 e faleceu em outubro de 2009. Dedicou toda a sua vida ao trabalho social no concelho da Ribeira Brava e em 2007 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem de Mérito.

Hoje esse trabalho terá continuidade através da Associação criada na Ribeira Brava pelos filhos da comendadora.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas