MADEIRA Meteorologia

EMIR chegou hoje ao Porto Santo para a missão na época de verão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Junho 2022
14:43

A Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil garantiu uma vez mais a permanência de uma equipa médica da EMIR (Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida), durante o verão, assegurando um socorro diferenciado no serviço pré-hospitalar. Esta missão aconteceu sempre nos últimos anos e é uma das três missões anuais realizadas naquela ilha, enquanto não há o projeto da EMIR para todo o ano.

A missão EMIR 2022 teve início nesta quarta-feira e termina no dia 25 de setembro, portanto, vigora até ao final da época balnear. A presença de uma Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida (EMIR) "é uma forma de esbater essa dupla insularidade reforçando a capacidade de resposta de apoio médico e promovendo a emergência pré-hospitalar mais especializada em estreita colaboração com os diversos agentes de proteção civil e saúde, conseguindo uma maior otimização dos recursos disponíveis na ilha de Porto Santo", reforça a resolução do Conselho do GR. Os encargos decorrentes desta deslocação estão estimados em 168.156,00 mil euros, que incluiu, ainda, a missão da páscoa já realizada entre o período de 13 a 17 de abril de 2022. Os dois técnicos de saúde altamente diferenciados vão desenvolver ações de informação e sensibilização à população, em coordenação com as autoridades locais e a manutenção dos níveis de certificação aos bombeiros voluntários do Porto Santo

Durante este período, a equipa médica irá também realizar ações de sensibilização no Porto Santo, uma delas será no areal de forma a preparar a população para intervir em caso de paragem cardiorrespiratória, praticando assim manobras de Suporte Básico de Vida (SBV). Vai, ainda, dar total apoio ao serviço de urgências do centro de Saúde e ainda garantir apoio nas transferências de doentes urgentes para a Madeira.

Com a procura do destino Porto Santo a aumentar consideravelmente, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil, garantiu, uma vez mais, a permanência de uma equipa diferenciada no socorro a ser realizado naquela ilha, onde a população aumenta devido aos milhares de turistas que procuram a ilha para passar um período de férias. A EMIR no Porto Santo será o apoio médico a várias instituições, nomeadamente do Gabinete da Administração Pública do Porto Santo, do Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas