MADEIRA Meteorologia

Três anos depois, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco ‘voltam’ a desembarcar em Machico

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Junho 2022
16:58

Depois de três anos ‘sem terra à vista’, devido ao interregno imposto ao Mercado Quinhentista pela covid-19, Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco ‘voltaram’ a desembarcar em Machico perante uma multidão.

Mais de meia hora antes de este momento simbólico se iniciar, eram já inúmeras as pessoas que se preparavam para receber a nau dos navegadores portugueses na promenade maquichense. Ocupando lugares nos muros, no cais até na praia, a pouco e pouco esta baía e encheu-se de centenas de espectadores, ansiosos por ver regressar esta dramatização histórica, que é um dos pontos altos do segundo dia do Mercado Quinhentista, que anima este município até amanhã, dia 5 de junho.

"Pai, já estão a chegar?", perguntavam ansiosamente duas crianças, que, juntamente com os restantes visitantes, estavam de olhos postos no mar para rememorar o início da história da ilha da Madeira

"Já la vem", começou a ouvir-se por entre os visitantes assim que a nau Santa Maria começou a surgir no horizonte, quando o relógio já marcava 16h35.
Ao som de sinos, foguetes e de sonoridades tipicamente média vais, o navio foi-se aproximando do cais, fazendo-se o desembarque à moda dos tempos de outrora.

No cais, a animação continua com atuações e figurantes vestidos a rigor.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas