MADEIRA Meteorologia

Smart Cities: Municípios na Madeira estão "um passo à frente" graças à proximidade com o Governo Regional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Maio 2022
16:07

Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, entende que a Madeira está "um passo à frente" na evolução para as cidades inteligentes e sustentáveis, em relação ao todo nacional, graças à proximidade com o Governo Regional.

"O Funchal, e podia falar pelos outros municípios, beneficia de uma proximidade do Governo Regional. Na Madeira, todos nós beneficiamos de muito investimento do Governo Regional", disse o autarca funchalense, lembrando, a título de exemplo, o investimento de 12 milhões de euros no cabo submarino EllaLink.

Pedro Calado considerou, por isso, que, na Região, "tem havido uma visão mais à frente do que tem havido a nível nacional", lembrando que "as centenas de empresas que se fixaram cá na Madeira" são prova da descentralização.

Falando sobre o desenvolvimento da cidade nesse sentido, o presidente da Câmara do Funchal realçou que "75% das interações feitas com o município já são feitas via informática".

Pedro Calado defendeu que, em termos de desenvolvimento tecnológico, o Funchal está a par ou mesmo um passo à frente das restantes cidades portuguesas. "Mas não podemos esquecer as reais necessidades da população", vincou.

"Não vamos atrás de estudos que dizem que as cidades têm de ter grandes passeios e ciclovias", atirou, recusando também "embarcar em teorias tontas", numa referência ao encerramento da Avenida da Liberdade aos domingos, em Lisboa.

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas