Dia Mundial da Criança assinalado com espetáculo musical no Jardim Municipal

Redação

O Dia Mundial da Criança, data que comemora a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral da ONU em 1959, vai ser assinalado com um espetáculo, a 1 de junho, com espetáculo musical no Auditório do Jardim Municipal, a partir das 20h30.

O evento será organizado pela Câmara Municipal do Funchal em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência de Tecnologia - Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luiz Peter Clode.

A iniciativa pretende dar um novo palco a uma centena de jovens e crianças do 41.º Festival da Canção Infantil da Madeira 2022, bem como dos coros e dos 11 solistas, que trabalharam durante meses na preparação do evento, realizado em abril, num espetáculo comemorativo, que junta crianças e famílias em festa, num dia carregado de simbolismo.

"Uma verdadeira homenagem às nossas crianças", foi desta forma que o presidente da CMF qualificou a iniciativa, apresentada, hoje, no Salão Nobre da autarquia.

Pedro Calado enalteceu o trabalho de "excelência" do Conservatório na formação dos jovens, sublinhando, que este espetáculo é também uma forma de valorizar o trabalho artístico desenvolvido pelas crianças e professores. " Um trabalho fantástico que é reconhecido não só a nível regional como nacional e internacional, e, prova disso, é que alguns anos atrás ninguém falava nos nossos jovens com as competências e qualificações que têm hoje nas melhores Escolas de Arte e Música a nível Mundial", salientou.

O presidente da autarquia traçou como grande desafio para o futuro, " as entidades públicas" serem capazes de dinamizar e desenvolver projetos aliciantes, como forma de proporcionar a integração profissional dos jovens na região, que investem na educação artística e musical.

A animação do Dia Mundial da Criança será composta por 13 atuações musicais e um momento performativo de dança. Dois Coros subir ao palco: o Coro Infantil do Conservatório e o Coro Juvenil do Conservatório e momento de dança: Vencedor do Concurso Luiz Peter Clode.