“Possibilidade de trabalhar a partir de casa trouxe dados problemáticos”

David Spranger

No painel ‘Tendências atuais na Cibersegurança: Ameaças e Contramedidas’, Pedro Gomes, public sector acount manager da Palo Alto abordou a inevitabilidade dos modelos cloud e a temática da cibesegurança.

Como convencer os profissionais de uma empresa de que os seus atos podem estar a ser monitorizados por potenciais ciberatacantes? “Na prática não vamos olhar para a informação ao detalhe dos indivíduos, o objetivo é perceber se algo de estranho está a passar”, conforme ripostou Pedro Gomes.

O objetivo é então “fazer o trabalho de casa, lembrando que passamos de monitorizar três ou quatro edifícios para milhares de lares”, tendo como base as novas realidades evidenciadas pela pandemia, num mundo novo que obriga a “traçar um caminho dentro da organização”

Regista que “felizmente estamos a ver passos concretos, quer da administração publica, quer dos privados”, com essa certeza de que “possibilidade de trabalhar a partir de casa trouxe dados problemáticos e esse tipo de métricas terá de ser percebido pelas empresas”.