MADEIRA Meteorologia

"Continua a faltar a discriminação positiva à UMa", clama Valter Correia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
9:23

Numa intervenção política, Valter Correia levou ao plenário a temática em redor do financiamento às universidades das regiões autónomas.

O deputado do PSD releva que "volta a não estar no Orçamento de Estado, a discriminação positiva das universidades da Madeira e dos Açores".
Valter Correia diz que foi a própria ministra, Elvira Fortunato, reconheceu "insuficiências no atual modelo de financiamento", que, conforme as suas palavras "está ultrapassado".
Diz que esta ausência de repete-se depois de 2019, 2020 e 2021 e volta a não estar consagrada a revisão esta matéria em 2022.
"Enquanto assistimos a toda esta incompetência e inação, o aumento da taxa de inflação, associado aos sobrecustos da insularidade, a ministra remete-se ao silencia".
É notória a falta de empenho do governo de António Costa "em resolver esta questão", associando ainda a "falta de sensibilidade".
Falou em "destrato" às regiões autónomas. "Está à vista de todos uma estratégia do governo da república para impedir no imediato a majoração do financiamento às universidades da Madeira e doas Açores", conforme exaltou
"Falta de empenho em estabelecer um modelo justo", afetando a sua "capacidade formativa", foi outra das notas deixadas por Valter Correia.
"Será que a intenção e António Costa é perpetuar medidas arbitrárias do passado", consoante registou, lembrando que, entretanto, foi anunciado um regime de exceção para os Açores mas "após ter mudado de liderança governativa, acabou por não se concretizar o reforço dessa majoração", também nos Açores.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas