MADEIRA Meteorologia

Observatório Oceânico da Madeira organiza encontro escolar regional de robótica submarina

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Maio 2022
12:24

No próximo dia 18 de maio, entre as 9h00 e as 12h30, o Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, vai realizar o encontro escolar regional do projeto "ROV4ALL - Construção de robôs submarinos em contexto escolar", no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada.

Nos últimos dois anos letivos, alunos do 9º ao 12º ano, de cerca de 50 escolas dos Açores, Algarve, Madeira e Lisboa (áreas de abrangência do projeto) construíram pequenos robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito, e vão agora apresentá-los e testá-los e partilhar as suas experiências sobre o trabalho desenvolvido. Na Madeira, as escolas que implementaram o ROV4ALL foram o Colégio Santa Teresinha, a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, a Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, a Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, a Escola Secundária de Francisco Franco, o Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira e os Salesianos do Funchal. O encontro vai contar com a presença de cerca de 90 alunos e professores.

O ROV4ALL é um projeto de literacia do oceano que pretende motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas através da construção de pequenos ROVs (do inglês, Remotely Operated Vechicle. Este tipo de veículos permite o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas e são usados tanto na investigação científica como em operações militares, de segurança e na exploração petrolífera.

Este projeto é financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, tem como promotor a ARDITI e como parceiros o Instituto do Mar e da Atmosfera, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro Ciência Viva Tavira, o Instituto para a Qualificação IP-RAM, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e o Instituto do Mar. Tem ainda a colaboração da Escola Secundária de Francisco Franco.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas