MADEIRA Meteorologia

Criança autista espera por uma consulta de terapia da fala na Madeira há mais de três anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Maio 2022
12:38

Adélia Abreu desespera enquanto aguarda pela terapia da fala para o seu filho de cinco anos, autista.

A mãe, de um outro menino de sete anos, também autista, mas com um espectro mais alto (e que não fala), vê que o filho mais novo tem vontade de falar e de aprender a falar, pronuncia palavras, mas precisa de acompanhamento profissional, atendendo à sua condição de autismo. Há mais de três anos que deu o nome do filho para a consulta da especialidade, mas "nunca foi chamado".

Das várias insistências que fez, ficou a saber que "no hospital tinham perdido o cartão da lista de espera" da sua criança, pelo que estaria referenciada apenas desde o ano passado. Com anos de luta pelos direitos do filho, como sublinhou, a progenitora disse ao nosso Jornal que o menor tem sido prejudicado na sua própria infância.

"Roubaram cinco anos de vida de uma criança autista", acentuou, revoltada, considerando grave a perda do cartão do filho, tratado "como um objeto" pelos serviços em causa. "Como perderam o cartão, esqueceram-se completamente do meu filho. É uma vergonha". A sua revolta aumenta quando sabe que crianças mais novas do que o filho e referenciadas mais tarde têm já acompanhamento na terapia da fala.

Leia mais sobre este caso na edição impressa deste sábado do JM.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas