Programa Erasmus + leva Bartolomeu Perestrelo à Turquia

Entre os dias 7 e 14 de Maio, duas docentes e quatro alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo participaram na primeira mobilidade do projeto LUNNI (Let´s Unit! Nature – Natural Identity – International Heritage), que se realizou na Turquia, na cidade de Izmir.

Este projeto europeu, que integra os países Turquia, Eslovénia, Alemanha, Itália e Portugal - Madeira, visa "promover a identidade natural e cultural de cada um dos países envolvidos neste projeto", refere comunicado enviado à redação.

Os participantes visitaram a escola anfitriã 'Halit Ozpirinc Anadolu Lisesie' - Izmir, onde puderam assistir a apresentações sobre o Património Cultural e material da Turquia, nomeadamente sobre as iguarias tradicionais anatólias-turcas, música e artes visuais (Tapetes Milas - Contas de mau-olha - Marbling art - Karagöz & Hacivat - Arte de azulejos - Baglama - Escrita / comer - Pergaminho - Lokma - Baklava - Keshk-Ravioli - Baby sherbet.

Cada escola envolvida neste projeto, teve também a oportunidade de fazer apresentações sobre o património cultural de cada região que representavam.

Elaboraram também, em conjunto, um vídeo sobre os lugares de cada país que constam na lista do Património Mundial da UNESCO e que são "de extraordinário valor universal", indica a mesma nota.

Durante a estadia na Turquia, tiveram a possibilidade de fazer uma visita a Kemeralti, local onde se situa o mercado histórico (Bazar) de Izmir. Visitaram também a cidade de Éfeso, cidade milenar considerada a “joia turca” que abriga nos seus arredores, a casa onde viveu a Virgem Maria, mãe de Jesus.

Durante este ano letivo, a Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo irá participar em mais duas mobilidades internacionais.