MADEIRA Meteorologia

Eurodeputado Francisco Guerreiro apresenta documentário na Ponta do Sol

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Maio 2022
9:55

No próximo dia 21 de maio, o eurodeputado Francisco Guerreiro apresentará o documentário "RBI: Um Caminho de Liberdade", às 9h30, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, numa cerimónia que contará com a Célia Pessegueiro, presidente da autarquia local.

Conforme informa uma nota enviada à redação, "o Rendimento Básico Incondicional (RBI) traduz-se numa prestação mensal atribuída pelo Estado a todos os cidadãos desse espaço geopolítico (por exemplo, Portugal), e é individual, ou seja não é calculado considerando o agregado familiar, como é o caso do Rendimento Social de Inserção. Outra característica é a sua universalidade, pois é atribuído a todos os cidadãos e, por fim, considera-se também incondicional porque é independente de outras formas de rendimento como os que advêm do trabalho".

Tendo isto em mente, este projeto documental de 12 episódios que aborda a implementação de um RBI foi produzido pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, membro dos Verdes/Aliança Livre Europeia, discorrendo sobre o impacto do RBI em vários temas como a pobreza e desigualdades sociais, igualdade de género, saúde, entre outros.

Esta série conta com a presença de mais de 50 personalidades nacionais e internacionais, enquadrados em vários campos políticos e pertencentes à sociedade civil, academia, mundo associativo e empresarial.

É o casso de Carlos Moedas, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de Karl Widerquist, filósofo e professor, de Francisco Miranda Rodrigues, atual Bastonário da Ordem dos Psicólogos, entre outros.

Para além desta série documental, foi realizado um estudo que demonstra que 76% dos inquiridos são a favor da implementação desta medida social e económica em Portugal.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas