Combustíveis: preços descem na próxima semana na Madeira

Daniel Faria

O preço dos combustíveis irá baixar na próxima semana na Região, apesar de se ter registado um aumento do preço médio europeu dos combustíveis. Assim, e a partir da próxima segunda-feira, na Madeira e no Porto Santo, o gasóleo simples passa a custar 1,719 euros e a gasolina sem chumbo de 95 octanas terá o custo de 1,784 euros por litro.

Feitas as contas, verificamos que o gasóleo simples, que representa mais de 70% dos combustíveis vendidos na Região, vai registar uma descida de quase 10 cêntimos e o preço da gasolina de 95 octanas descerá, também, 10 cêntimos.

Relativamente ao gasóleo colorido, utilizado, essencialmente, para o sector das pescas, passará a custar, na próxima semana, 1,344 por litro, ou seja, mais cinco cêntimos face aos valores da semana em curso.

Esta descida do preço gasóleo simples e na gasolina sem chumbo de 95 octanas é já uma das consequências diretas da descida do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) na Região, que foi ajustado, face às alterações que foram introduzidas a nível nacional, tal como fora anunciado pelo secretário regional da Economia, Rui Barreto.