José Manuel Rodrigues recorda que o património não se fica pelo material
“Hoje o parlamento está diferente”, começou por afirmar José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa Regional, na sua intervenção na XXII Edição da Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional, direcionada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira (RAM) e que versará sobre a temática “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”.
“O património edificado e imaterial é o produto da nossa história, da nossa memória coletiva e é a nossa identidade enquanto povo da Madeira. É essa identidade que nos distingue e que justifica e fundamenta a autonomia e os órgãos próprios”, recordou o líder do parlamento, reiterando que há que cuidar de todos estes elementos, de forma a manter a autonomia que a Madeira sempre almejou.
Mais afirmou que o Governo Regional tem procurado investir na recuperação e preservação do património, dando o exemplo da recuperação dos tetos da Sé do Funchal e os trabalhos de ampliação da Casa Colombo, a par dos trabalhos de outras entidades privadas.
No entanto, José Manuel Rodrigues recordou que o património não se fica pelo material, referindo-se às tradições, cultura e festas da ilha, que também importa não esquecer. A este propósito, reconheceu que há muito ainda a ser feito.
“Esta é também a vossa casa. Que sejam felizes neste parlamento jovem”, terminou.