Mais de meia centena de crianças ucranianas a residir na Madeira receberam presentes
61 crianças ucranianas a residir na Madeira, desde o início do conflito no leste europeu, foram agraciadas esta tarde com presentes no Forte de São Tiago, no Funchal.
Esta iniciativa surgiu da parceria entre o Restaurante do Forte, do empresário Rúben Micael, do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, e do JM-Madeira. Foram entregues, de forma equitativa, brinquedos, roupa e calçado. Refira-se que as crianças fizeram os seus pedidos através de uma plataforma para o efeito.
Os fundos para esta entrega, num total de 5.245 euros, foram obtidos através de um jantar solidário realizado no passado dia 20 de abril.
Ao JM, a secretária regional Rita Andrade reforçou que esta iniciativa é mais uma prova do empenho do Executivo regional em apoiar o povo ucraniano, e que o suporte a estas famílias vai prolongar-se no tempo sempre que necessário.
Os últimos dados dão conta que 417 ucranianos estão a viver na Madeira desde o início da ofensiva russa a 24 de fevereiro. Grande parte destes cidadãos estão na Região temporariamente, com dois terços a viverem de forma autónoma, ao passo que o restantes contam com apoio governamental.