MADEIRA Meteorologia

Suecos estão entre as 10 nacionalidades que mais visitam a Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Maio 2022
21:03

A Suécia tem uma população semelhante a Portugal - pouco mais de 10 milhões de residentes -, porém, o seu PIB per capita é perto de 51 mil euros (em 2021), o que é quase duas vezes e meia o PIB per capita português (21 mil euros).

Este conforto financeiro ajuda a explicar por que motivo o país escandinavo está entre as 10 nacionalidades que mais fazem turismo na Madeira. Antes da pandemia, viajavam para a Região "6.000 a 8.000 por mês", trazidos por companhias aéreas suecas que operavam para a ilha. Mas a covid-19 veio alterar a dinâmica. Hoje, são os charters de operadores internacionais que asseguram a ligação entre os dois territórios, com o desconforto de os voos serem suspensos no verão, obrigando os passageiros a terem de fazer escala em Lisboa.

De acordo com o cônsul honorário da Suécia na Madeira, Nuno Paulino, que hoje rececionou juntamente com a embaixadora Helena Pilsas um conjunto de convidados na cerimónia de inauguração do Consulado na Madeira, a comunidade de suecos residentes na ilha é de 100 a 150 pessoas. A estes somam-se outros concidadãos que mantêm a residência fiscal na Suécia, mas vivem entre nós três a cinco meses, por ano. E agora, com a expansão dos nómadas digitais, a representação consular também deteta a presença de mais jovens.

A representação consular na Madeira fica localizada no 2.º piso, do Edifício Arriaga, no Funchal.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas