MADEIRA Meteorologia

Projeto de madeirenses vence 'hackathon' TecStorm

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Maio 2022
11:33

Foi na Fundação Champalimaud que teve lugar, no passado fim de semana, a TecStorm, uma iniciativa da JUNITEC - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico que constitui o maior hackathon para estudantes universitários em Portugal.

Organizado anualmente desde a sua criação em 2017, o evento alia a tecnologia ao empreendedorismo e propõe aos estudantes universitários de todo o país o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas do mundo real.
Nesta sua sexta edição, a competição reuniu cerca de 150 universitários que, organizados por equipas, apresentaram 28 projetos tecnológicos inovadores, que resultaram de uma pré-seleção das melhores ideias apresentadas a concurso, fruto de um trabalho iniciado em janeiro deste ano e que contou com a mentoria técnica e estratégica dos principais parceiros TecStorm em cada uma das suas áreas, nomeadamente: a Fundação Calouste Gulbenkian (Responsabilidade Social), a Fundação Champalimaud (Saúde), a Galp (Energia) e a Vodafone Portugal (Conectividade).
Na categoria Responsabilidade Social, a equipa Seeds4Kids, formada por três estudantes de engenharia - dois deles madeirenses, acabaria por se sagrar a grande vencedora da iniciativa, após a apresentação ao júri de um pitch onde o protótipo e 'business plan' desenvolvidos foram devidamente explicados.
O projecto vencedor consistiu no desenvolvimento de uma horta doméstica inteligente para crianças que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade. Todos os detalhes do projecto podem ser consultados na página criada para o efeito em https://bit.ly/3MCfIx2.

Questionados sobre a importância desta vitória, Anabela Teles, estudante de Engenharia Física na Universidade do Porto referiu que esta "é o fruto de muito trabalho e um incentivo para continuar a trabalhar numa ideia inovadora que contribuirá para cultivar o interesse dos mais jovens na agricultura sustentável".

O madeirense João Pestana, estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Lisboa referiu que os planos futuros passam por "desenvolver e aprimorar o produto, com o objetivo de um dia o fazer chegar às crianças portuguesas".

A equipa foi premiada no valor de 2500€ que serão canalizados para o desenvolvimento do projeto destes jovens estudantes.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas