Cobertura do Liceu estará no próximo orçamento regional

O Liceu Jaime Moniz celebrou hoje não só o seu 180º aniversário, como também recordou que muitos dos antigos alunos são hoje em dia representantes regionais.

Foi o presidente do Conselho Executivo da escola que começou por falar e, entre vários agradecimentos e menções, pediu ao atual Governo Regional que incluísse no próximo orçamento a cobertura do Liceu Jaime Moniz.

A reação veio logo de seguida pelo também antigo aluno daquela escola, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que salientou nas suas declarações que irá inserir no próximo orçamento do PATRIRAM essa mesma intervenção. Na ocasião, recordou o valor que aquela escola teve em cumprir o papel da sua educação e lembrou que espera que tal aconteça com os jovens do séxulo XXI.

O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, também deixou algumas palavras realçando que ao olhar para aquela escola "hoje", entende que os "valores fundamentais" não são tão "diferentes" do que outrora cultivavam entre si, nomeadamente na amizade, solidariedade, raciocínio, descoberta, cumplicidade.

"Mas muito mudou. A escola tornou-se muito mais inclusiva; as diferenças de género perderam o resto de preconceito que importava que perdessem; e as de proveniência social e familiar também", disse, acrescentando que noutro plano a escola hoje está repleta de novas tecnologias, projetos e já se fala de "competências".

A abertura do evento contou com um coro do Liceu Jaime Moniz a cantar o hino, seguindo-se os hinos regional e nacional cantados pela artista madeirense Vânia Fernandes. A escola aproveitou a celebração do aniversário também para dar a conhecer um projeto audiovisual pelo produtor e realizador madeirense, Luís Miguel Jardim (responsável pela produção 'Feiticeiro da Calheta'). Depois Vânia Fernandes, acompanhada pela produção de Paulo Ferraz, deram a conhecer alguns hits conhecidos do Jazz.

A cerimónia contou ainda com a entrega de um certificado de distinção a vários antigos alunos que conseguiram representar a Madeira em váriasáreas (turismo, música, política, natureza, educação, saúde, educação, cultura, arte), entre os quais o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, o antigo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, e o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, entre muitos outros.

Recorde-se que o Presidente da República Portuguesa iria estar nesta cerimónia, mas devido ao vento que se faz sentir no Aeroporto da Madeira, a viagem foi adiada para 18 de outubro deste ano.