MADEIRA Meteorologia

Ireneu Barreto recebe Mihály Varga com discurso virado para a paz

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Março 2022
22:13

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira recebe hoje ao fim da tarde, no Palácio de São Lourenço, o vice-primeiro-ministro da Hungria, Mihály Varga.

Na ocasião, Ireneu Barreto realçou que "nestes tempos de chumbo, onde o egoísmo campeia e os valores da liberdade, da fraternidade, da tolerância, do diálogo, do respeito pelo Outro são ameaçados, permitam-me que coloque o acento tónico no pensamento e na ação do Beato Carlos, que tanto se esforçou para colocar pôr termo à primeira Guerra Mundial".

O juiz conselheiro, que falou ainda da importância de Carlos da Áustria para a Madeira e os madeirenses, fazendo de igual modo alusão à sua esposa, acrescentou que "numa época de crises e desencantos, que estas comemorações possam ser um contributo para que os valores inerentes à nossa condição humana, a paz entre os povos e o respeito pela sua dignidade, fundamento maior de todos os direitos humanos, venham a ganhar de novo o protagonismo essencial e redentor que se exige para uma sã convivência democrática entre as Nações".

Deste modo, conclui, espera que "estas comemorações possam contribuir para o processo de canonização do nosso Beato e sejam também um repositório de esperança de que a paz na Europa volte a ser a referência que nos distingue no respeito pela diversidade e multiplicidade das crenças e culturas".

Recorde-se que esta visita do vice-primeiro-ministro da Hungria, Mihály Varga, insere-se nas comemorações do primeiro centenário da morte do Beato Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas