MADEIRA Meteorologia

Pedro Calado e Rita Marques partilham preocupações sobre envelhecimento

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Março 2022
16:23

A secretária de Estado do Turismo e o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) partilharam hoje preocupações com o envelhecimento da população na Região, no País e na Europa.

Rita Marques considerou mesmo que a Europa tem de criar condições para acolher emigrantes, como forma de mitigar a quebra na natalidade. Já Pedro Calado revelou-se apreensivo com os indicadores que apontam para uma população cada vez mais envelhecida, com menos nascimentos e mais óbitos.

O líder da CMF alertou para a necessidade de "influenciar a juventude de forma a melhorar o futuro da União Europeia e a nossa vida", defendendo políticas municipais, governamentais e europeias ajustadas ao quadro socioeconómico e à constituição da população.

Pedro Calado foi, esta manhã, um dos intervenientes na 'Conferência sobre o Futuro da Europa: Turismo, Educação, Cultura, Juventude e Desporto', organizada pelo Centro Europe Direct Madeira, no Museu Casa da Luz.

"A população residente na Madeira diminuiu 6%, nos últimos 11 anos. O concelho do Funchal acompanhou a mesma tendência. Representa quase 45% da população que nós temos na Região. O número de nascimentos tem baixado cerca 7% ao ano. Tivemos entre 2010 e 2021 menos 700 nascimentos por ano e acumulados em igual período menos 7 mil e 45 nascimentos na Região. Isto com a agravante, de se ter registado mais óbitos e menos nascimentos", afirmou o edil.

"Temos uma população cada vez mais envelhecida, e, se olharmos para uma faixa etária acima dos 65 anos, temos um crescimento de 33% e temos uma redução entre 30 a 40% entre o escalão de 15 a 24 anos e de 24 a 64anos". Ou seja, "nós temos uma sociedade cada vez mais envelhecida, cada vez com menos jovens e com dificuldades de os enquadrar dentro do movimento estudantil", acrescentou.

Pedro Calado referiu ainda que entre o 1º e o 3º ciclos houve nos últimos 10 anos uma diminuição estimada de 5 a 7 mil jovens.

"Há menos jovens a frequentar o ensino porque não há nascimentos", salienta, dando conta, por outro lado, que o número de estudantes a frequentar o ensino superior fora da região tem aumentado", concluiu.

Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas