MADEIRA Meteorologia

Há 50 anos que não fazia tanto frio em março na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Março 2022
10:34

É preciso recuar até 1972 para encontrar registos de temperaturas tão baixas na Madeira no mês de março.

Neste mês, a última vez em que foram registadas temperaturas tão baixas foi a 11 de março de 1972, quando a temperatura desceu até aos 7,7 graus, revelou ao JM Victor Prior, delegado na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desde então, há apenas registo de um valor mais baixo, referente a 14 de fevereiro de 1981, de 7,4 graus.

De acordo com Victor Prior, a temperatura mínima registada no Funchal esta segunda-feira foi de 9,8 graus e no Porto Santo 7 graus. O único local em que a temperatura se colocou acima dos 10 graus foi no Porto Moniz, nomeadamente 11,4 graus.

Contudo, como já noticiado, a madrugada teve temperaturas negativas nas zonas altas, nomeadamente -3,2 no Pico do Areeiro e -1,9 na Bica da Cana e Chão do Areeiro.

O vento registado na Madeira também atingiu valores acima da média esta segunda-feira. Segundo Victor Prior, a rajada máxima foi registada no Caniçal (161km/h), tendo ainda sido registadas rajadas de 128km/h em São Jorge, 102km/h no Porto Santo, 95km/h no Aeroporto da Madeira e 55km/h no Funchal.

Quanto aos níveis de precipitação, esta madrugada não houve nenhum local onde não tivesse chovido, sendo que os valores mais altos registados nas regiões montanhosas variaram entre 20 e 40 milímetros, e no Funchal 15,2.

Victor Prior adianta ainda que há previsão de queda de neve até ao final do dia de hoje, estando prevista uma melhoria nas condições meteorológicas já a partir de amanhã.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas