MADEIRA Meteorologia

BE-M lança campanha "Assédio é Crime. Denuncia!"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Março 2022
12:38

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Bloco de Esquerda Madeira optou por alerta para o grave problema do assédio com uma campanha de rua intitulada "Assédio é Crime. Denuncia!".

Numa nota enviada à redação, os bloquistas recordam que a penalização do assédio moral e sexual já existe na lei do trabalho.

"Contudo os factos são inegáveis. Continuamos a observar que uma em cada três mulheres sofre de assédio no trabalho. Este tipo de assédio foi o primeiro a ser penalizado pela lei através do código de trabalho, mas o crime não terminou. A partir de 2015 tornou-se crime o assédio que se faz nas ruas denominado popularmente como piropo. Infelizmente a criminalização não impede o crime! Os comportamentos não mudaram e constituem a personificação de uma sociedade extremamente machista, que vê e aceita o abuso como normal, mas que também reprime todas e todos aqueles que o denunciam, quer afastando-os quer desvalorizando as denúncias quer mesmo lançando campanhas de descredibilização das vítimas", pode ler-se na mesma nota, que aponta que" o assédio continua e as mulheres na maioria das situações ainda não fazem queixa"

É neste sentido que o BE Madeira lançou esta campanha de rua para alertar para o facto de que o assédio continua a existir todos os dias na vida das mulheres mesmo sendo crime.

"O assédio tem efeitos nefastos, a sexualização à descarada pode trazer danos psicológicos a meninas e mulheres que têm de circular pela rua ou redes sociais. Há mulheres que evitam zonas de aglomerados de homens para evitar sofrer este tipo de assédio (propostas sexuais não autorizadas), o assédio também já chegou às redes sociais. É preciso penalizar e fazer queixa de quem não cumpre a lei. O Assédio tem de terminar", assevera ainda.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas