Produção de maçã e peros aumentou 10% na Região

Iolanda Chaves

Produção de peros na Região Autónoma da Madeira aumentou 10% e no próximo ano os produtores de sidra vão contar com uma unidade móvel de moagem e um local de armazenamento da bebida com a marca Madeira, anunciou esta tarde o secretário regional da Agricultura e Pescas.

Humberto Vasconcelos, que está no Santo da Serra a visitar a 27.ª Mostra da Sidra, disse que este ano foi favorável à rebentação de todos os pomares e que isso se refletiu num aumento da produção de 10% relativamente às mil toneladas habituais.
A partir do próximo ano, deverá estar ao serviço dos produtores uma unidade móvel de moagem, que percorrerá os concelhos de produção do fruto, e, em local a determinar, será criada uma unidade de armazenamento da sidra fabricada a partir das variedades tradicionais da Madeira.
Este é um projeto da tutela em parceria com a nova Associação de Produtores de Sidra, adiantou o governante.
Humberto Vasconcelos realça o trabalho “de base ao nível das macieiras” que está a realizado pela Secretaria e Direção Regional da Agricultura, que permitiu já o registo de 10 variedades tradicionais da Madeira no catálogo nacional de espécies.
“Isto é muito bom, porque vamos criar no futuro uma sidra com os nossos pêros, com a marca Madeira”, declarou.
O secretário regional pensa que é possível “crescer um pouco mais”, mediante uma revitalização dos pomares, pois “alguns são muito antigos”, trabalho esse que, assegura, “está a ser feito”.
A referida unidade de moagem e o centro de armazenamento deverão estar em pleno funcionamento em 2019.