MADEIRA Meteorologia

Pedro Ramos garante pagamento do subsídio de risco aos enfermeiros em ADR, informa sindicato

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Janeiro 2022
9:29

Reunião entre o Sindepor e o governante teve outros resultados positivos.

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, garantiu ontem que será efetuado o pagamento do subsídio de risco aos enfermeiros que trabalham nas Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR). O risco a que estes profissionais estão expostos tem subido nos últimos tempos devido ao aumento dos casos de Covid-19.

O pagamento, agora garantido por Pedro Ramos, foi um dos temas principais abordados na reunião entre o Secretário Regional de Saúde e o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor). Do pedido de reunião enviado ao governante pelo sindicato, há uma semana, constava ainda o entendimento de que todos os enfermeiros devem receber subsídio de risco, tendo em conta os múltiplos perigos a que estão sujeitos nas variadas funções que desempenham. Para Pedro Ramos, este assunto continua em cima da mesa, pelo que se comprometeu a encontrar uma solução, tendo em conta o risco e a penosidade que caraterizam a enfermagem.

Quanto aos enfermeiros cuja atualização de carreira ficou pendente na última negociação, nomeadamente formadores, graduados, especialistas e outros, Pedro Ramos assegurou que todas as situações vão ser alvo de resolução até ao próximo dia 31 de março. Já sobre o concurso para novos especialistas, reivindicado pelo Sindepor, o governante anunciou que será aberto concurso dentro das quotas de 25% para especialistas, mas ainda não há data para o lançamento deste concurso. Ao mesmo tempo, o Sindepor propôs uma solução para os especialistas que ficarão fora da quota de 25%, pelo que se irá estudar a atribuição de um subsídio de 150 euros mensais a estes enfermeiros especialistas ou outra solução alternativa.

Sobre a contratação de mais enfermeiros para o Serviço Regional de Saúde, proposta pelo Sindepor e que se tornou ainda mais premente devido ao contexto pandémico, Pedro Ramos afirmou que o Governo Regional da Madeira esteve e está disposto para contratar os enfermeiros que estejam disponíveis no arquipélago, embora nesta altura não existam muitos profissionais sem trabalho.

Apesar de não constar do pedido de reunião enviado a Pedro Ramos, o Sindepor defendeu também a criação de medidas compensatórias para os enfermeiros emigrados e que queiram regressar à Madeira. Esta medida não está prevista na legislação portuguesa, mas o Secretário Regional mostrou-se disponível para abrir concurso para enfermeiros emigrados se for necessário.

Outro assunto fora da agenda do sindicato é o dos enfermeiros que, no ano passado, totalizaram 10 pontos através do sistema de avaliação SIADAP e por isso reúnem condições para subirem de escalão remuneratório. Pedro Ramos anunciou que também espera resolver estas situações até ao próximo dia 31 de março.

Por último, foi abordado o recente descontentamento gerado pelo encerramento do bar no andar de entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, cujo espaço vai ser destinado a área clínica. Sobre este tema, Pedro Ramos adiantou que está a ser procurada uma solução em conjunto com o responsável pela exploração do bar.

Muito satisfeito com os resultados desta reunião, o coordenador do Sindepor na Madeira, Evaristo Faria, não esquece as desigualdades de que são vítimas os enfermeiros do continente. "Uma palavra de apoio aos colegas do continente, que não têm tido as respostas necessárias aos seus muitos problemas", afirmou.

Presentes na reunião, pelo Sindepor, estiveram Evaristo Faria, Alexandra Freitas e Óscar Ferreirinha. Pela Secretaria Regional de Saúde: Pedro Ramos, Pedro Gouveia, José Manuel, Carlos Freitas, Lígia Carreira, Carmo Silva e Miguel Pestana.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas