MADEIRA Meteorologia

Rastreio à Retinopatia Diabética arranca esta quarta-feira em Câmara de Lobos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2022
10:24

O programa de rastreio à Retinopatia Diabética arranca, esta quarta-feira, dia 26 de janeiro, no concelho de Câmara de Lobos.

Entre dia 26 e 28 de janeiro, este programa estará a decorrer no centro de saúde da Quinta Grande, entre as 08h30 e 13 horas e as 13h30 e 15 horas. Seguem-se os centros de saúde do Jardim da Serra (entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro), do Estreito de Câmara de Lobos (entre 4 e 18 de fevereiro), de Câmara de Lobos e do Carmo (entre 21 de fevereiro e 16 de março) e, por fim, do Curral das Freiras (entre 17 e 21 de março).

Segundo uma nota enviada à redação, prevê-se uma adesão superior a 70% das pessoas com diabetes convocadas para este rastreio.

Recorde-se que a diabetes é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos. O diagnóstico e tratamento atempado da Retinopatia Diabética podem evitar esta patologia. O rastreio da Retinopatia Diabética está inserido no Programa Regional de Controlo da Diabetes na RAM.

De assinalar que o rastreio sistemático da Retinopatia Diabética se iniciou na RAM em 2007 e tem sido fundamental na deteção precoce e no tratamento atempado. Tem permitido igualmente uma melhor gestão da consulta de Retina Médica (Diabetes Ocular), bem como permitiu ampliar também a informação aos pacientes diabéticos de que os olhos são um órgão alvo da sua doença e que é possível ver bem, associado à patologia ocular.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas