MADEIRA Meteorologia

José Manuel Rodrigues quer "afirmar o Norte" através de um Programa para a Coesão Territorial da Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Janeiro 2022
15:23

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira presidiu, hoje, à sessão solene comemorativa do 31. ° aniversário da Casa do Povo de São Roque do Faial, concelho de Santana.

Na sua intervenção, José Manuel Rodrigues começou por relevar "o papel essencial que as Casas do Povo desempenham ao serviço das populações, quer no apoio social, quer no desenvolvimento cultural", fazendo questão de elogiar, em particular, a ação empreendedora da Casa do Povo de São Roque do Faial na defesa das tradições, do património cultural e das gentes daquela freguesia. "Esta Casa do Povo, em especial, tem sabido, ao longo dos seus 31 anos, ser um ponto de referência da vida desta freguesia, mas não só: tem marcado a própria cultura do concelho de Santana, puxando pelas suas raízes, revivendo tradições, valorizando os produtos locais, dinamizando atrações e reforçando a identidade da freguesia e das suas gentes. Estão de parabéns e só posso desejar que continuem este trabalho", afirmou.

O Presidente do parlamento madeirense voltou a insistir na importância de elaborar um Programa para a Coesão Territorial da Região, "que afirme o Norte pela positiva, unindo, nesse Projeto, o Estado, o Governo Regional, as Câmaras, as Associações de Desenvolvimento Local, as Associações Empresariais, as Instituições de Solidariedade Social, as Escolas, as Paróquias, as Casas do Povo, numa Missão de valorização dos seus recursos associados ao Ambiente, à Agricultura e ao Turismo." José Manuel Rodrigues assegurou que os órgãos de Governo próprio da Região e os órgãos autárquicos têm a firme intenção de travar, e se possível inverter, o despovoamento acentuado da Costa Norte da Madeira" e deixou claro que esta é, "desde há muito", uma preocupação sua que "continua muito presente" no âmbito das funções que desempenha no parlamento.

"É urgente que o Norte deixe de ser o melhor local de passagem para os madeirenses e para os turistas, e daí a necessidade de incentivar a criação de pacotes mistos com dias de férias no Sul e no Norte, para o aparecimento de novas unidades de agroturismo, pois aqui está a alavanca para a recuperação da agricultura e o escoamento de muitas produções, também por via da restauração e da valorização das gastronomias locais", acrescentou, lembrando que ao Norte da ilha não faltam atrativos. "Não é por falta de condições de vida, de beleza, de atrativos que o Norte perde pessoas, antes pelo contrário, pois isso é o que não lhe falta, e o turismo da Madeira vive dessa natureza exuberante da Laurissilva, do encanto das levadas e das suas soberbas paisagens".

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira selou o momento oferecendo à Casa do Povo de São Roque do Faial uma réplica, em cristal, da escultura dos Três Poderes, obra do escultor madeirense Amândio de Sousa, implantada junto à entrada principal do edifício da Assembleia Legislativa. "Em nome desse desígnio regional de voltar a ter um Norte pujante, um concelho de Santana em crescimento e uma freguesia de São Roque do Faial mais desenvolvida, oferto à Casa do Povo, em nome da Assembleia Legislativa, esta estatueta, que representa os poderes judicial, executivo e legislativo. Ela simboliza a Democracia e a nossa Autonomia, mas também representa um compromisso do parlamento da Madeira para com todos vós, os vossos interesses, os vossos deveres e os vossos direitos.", concluiu.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas