MADEIRA Meteorologia

PTP defende redesenho dos sistemas de saúde nacional e regional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Janeiro 2022
15:52

A candidatura do PTP às eleições de 30 de janeiro defendeu hoje ser "nuclear" a necessidade de "redesenhar" os sistemas nacional e regional de saúde.

Numa ação de campanha junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, dedicada à área da saúde, a candidatura propôs "a nível nacional um programa especial de ajuda na resolução de listas de espera e das altas problemáticas que envolva as autarquias", assim como "um contributo nacional de apoio à formação", com vista a criar "quadros de excelência" no setor.

O PTP quer também "identificar pontos fracos e pontos fortes dos vários centros hospitalares e incentivar uma colaboração formativa de quadros no país".

Apostar na "desconcentração e descentralização dos cuidados de saúde para as autarquias", com o apoio de um "programa de reforço orçamental e de poderes das autarquias" é outra das medidas.

"As autarquias aderentes poderão depois estabelecer contratos programa com hospitais públicos ou privados no país e dentro da UE, no âmbito dos cuidados de saúde transfronteiriços, contribuindo para a resolução das listas de espera/altas problemáticas", refere o PTP.

"Vamos contribuir para disciplinar e tornar transparente uma gestão inteligente de listas de espera hospitalares em todo o país, assim como na relação entre o público e o privado, eliminando focos de promiscuidade e conflitos de interesses", disse.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas