MADEIRA Meteorologia

Pedro Fino salienta "dedicação" e "competência" dos engenheiros técnicos em prol do desenvolvimento da Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Janeiro 2022
11:57

Na cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Nacionais, Regionais e de Direcção dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Engenheiros Técnicos, o secretário regional das Infraestruturas e Equipamento, destaca o papel da Engenharia no desenvolvimento da Região.

"Ao longo dos últimos 40 anos assistiu-se, na Região Autónoma da Madeira, a um desenvolvimento a todos os títulos notável. Fruto da visão estratégica, do mérito político e da capacidade de execução dos sucessivos Governos Regionais, desde o início do processo autonómico até aos dias de hoje, a RAM conseguiu recuperar de décadas de atraso relativamente a outras partes do território nacional e situar-se num patamar de excelência de um ponto de vista infraestrutural. A Obra está aí aos olhos de todos. Tem sido muito justamente relevada por quem a pôde acompanhar. E constitui a demonstração inequívoca do muito que neste arquipélago se consegue fazer sempre que há vontade de realizar, de ultrapassar obstáculos e se juntam a disciplina e os meios", começou por dizer.

"Todo esse trabalho foi, de facto, notável. E nunca é demais lembrar o papel determinante da Engenharia nesse processo acelerado de transformações que genericamente designamos por desenvolvimento económico e social da nossa Região", continuou.

Ademais, deixou claro que foi com o apoio, que considera fundamental por parte da Engenharia, que o Governo Regional dotou a Região "de Infraestruturas Rodoviárias de excelência, aproximando localidades, garantindo mais segurança e conforto a toda a população; infraestruturas de transporte, permitindo que bens tão fundamentais como a água e a luz chegassem às casas das pessoas".

Por último, Pedro Fino frisa o papel destes profissionais em contexto de pandemia. "No combate à pandemia, evidentemente, as profissões ligadas à Saúde estiveram na linha da frente. Mas a Engenharia também esteve presente nesse combate. Desde logo, na adaptação das infraestruturas hospitalares às condições necessárias ao atendimento das pessoas infetadas pela Covid-19. Mas também na disponibilização das novas tecnologias, que permitiram o trabalho e o ensino à distância e facilitaram a nossa adaptação a um tempo que nos exigiu disponibilidade, ação e um apurado sentido de urgência. Por essa razão, a economia não parou. Por essa razão, a Escola pôde continuar a cumprir a sua função formadora dos nossos filhos", evocou.

Apontando para o futuro, Pedro Fino deixou a nota do papel fulcral que os engenheiros, desempenham, por exemplo, na "construção do Hospital Central e Universitário da Madeira. A maior obra de edifícios que decorre a nível nacional. Uma obra verdadeiramente estruturante para o futuro da Madeira e dos Madeirenses. E que, atendendo à sua dimensão e por envolver uma área tão sensível como a Saúde, estamos na presença da obra do Século".

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas