MADEIRA Meteorologia

Nova exposição dos estudantes de design da UMa será inaugurada a 27 de janeiro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Janeiro 2022
12:43


No próximo dia 27 de janeiro será inaugurada uma exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de design da Universidade da Madeira (UMa), entre 2017- 2021, sobre o tema do jogo enquanto elemento lúdico e identitário na cultura contemporânea.

A exposição intitula-se ‘Lá-Lá mimesis’ e será inaugurada às 17 horas, no Armazém do Mercado, e às 19 horas, no Campus Universitário da Penteada (piso -1). É de entrada livre e vai estar patente ao público até ao dia 28 de fevereiro, em ambos os espaços.

‘Lá-Lá mímesis’ reúne trabalhos de três projetos: Madeira Toys, Second face e Wood Dolls e mostra obras de representação e de expressão do eu desta comunidade criativa, que nos questionam sobre a importância da identidade e sobre os desafios de autenticidade que as novas gerações de designers enfrentam num mundo global.

No âmbito do projeto Madeira Toys os estudantes foram desafiados a desenhar e desenvolver o protótipo de um brinquedo local. Todos os produtos procuraram contribuir para a sensibilização do público sobre a necessidade de preservação do património natural e cultural da Ilha da Madeira. Por sua vez, o projeto Second face teve como objetivo a criação de um produto para a identidade e proteção humana e foi desenvolvido em diferentes edições, contextos pedagógicos e operativos.

E, finalmente, o projeto Wooden Dolls baseou-se na criação de uma família de figuras de madeira torneada, capaz de representar personagens do imaginário local e global.

A iniciativa é promovida pelo Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa em parceria com a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Museu do Brinquedo, a Restock Gallery e a ESAD - Escola Superior de Arte e Design.

Recorde-se que o projeto foi lançado em março 2017. Na sua primeira edição, intitulada ‘Lá-LáMadeira Toys’, os estudantes do terceiro ano do curso de Design abraçaram o desafio de conceber um conjunto de brinquedos com carácter local, uns com recurso a tecnologias modernas e eficientes e outros através de processos e componentes tracionais como madeira e papel.

Toda a informação relevante sobre as edições de 2017 e de 2022 pode ser encontrada no site https://lalamimesis.wixsite.com/website.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas