MADEIRA Meteorologia

BE defende reforço do financiamento das universidades

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Janeiro 2022
18:57

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje a duplicação do financiamento do ensino superior dos atuais "menos de 1,5% para 3%" do PIB na próxima legislatura.

Numa iniciativa que decorreu junto ao campus da Universidade da Madeira, os candidatos do BE às eleições legislativas de 30 de janeiro estiveram em contacto com os alunos e, no final, Luísa Santos, candidata à Assembleia da República, disse que o atual financiamento cobre apenas "85% das despesas com pessoal".

Para o BE, "o único modo de impedir todas as situações de injustiça é aumentar o financiamento ao ensino superior".

A candidata disse ainda haver "professores e investigadores" que mantêm por anos "contratos precários", o que os impede de terem "projetos de vida pessoal a longo prazo", não obstante a investigação ser "fulcral para o desenvolvimento e para a notoriedade das universidades".

"A título de exemplo, tivemos, na semana passada, conhecimento que a equipa de investigadores liderada por Sónia Melo, da Universidade do Porto, proporcionou um grande avanço no tratamento do cancro do pâncreas através do seu trabalho. É obrigatório apoiar estes investigadores", mencionou.

Luísa Santos salientou ainda que "as universidades formam alunos que não podem ser clientes dessa universidade como alguns partidos defendem", e lembrou, por outro lado, que "o Bloco de Esquerda foi o partido responsável pela redução do valor das propinas com o objetivo de chegar à gratuitidade. Porque a educação tem de ser para todos e não só para os que podem pagar".

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas