MADEIRA Meteorologia

Liceu Jaime Moniz homenageou David Sassoli

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Janeiro 2022
15:00

A Escola Secundária Jaime Moniz integrou hoje uma cerimónia de homenagem ao recentemente falecido Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli. Nesta cerimónia, iniciativa da coordenação das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, participaram, em representação da Escola Jaime Moniz, uma das coordenadoras do Projeto, assim como quatro dos seus embaixadores-júnior. Tratou-se de uma cerimónia simples que consistiu na escuta do Hino europeu, no recolhimento em silêncio, durante um minuto, em memória de Sassoli, e numa breve partilha de testemunhos.

A representação da Escola Jaime Moniz, relembrou a dimensão solidária e discreta do antigo jornalista, a sua ligação aos franciscanos e à Carta de Assis, assim como o modo como estas componentes edificaram o seu perfil de líder do Parlamento Europeu. A sua assertiva, mas singela forma de contagiar pelo exemplo, pela ação e pela palavra de estímulo e de esperança, permanecerá na memória dos que a sentiram como fio de prumo de uma ideia de Europa como construção coletiva.

Na cerimónia, foi igualmente, transmitido um discurso recente de Sassoli, dirigido aos Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu, no qual se destaca a forte convicção europeísta do antigo Presidente, assim como a sua suave "teimosia" no sentido de que sejam os jovens os agentes de transformação da Europa sem que abdiquem dos seus valores constitutivos.

Um dos alunos intervenientes na partilha de testemunhos destacou uma das características mais marcantes de Sassoli: o seu sorriso. Imagem de marca de um homem afável e diplomático, o seu sorriso foi um passaporte de empatia para com os mais desfavorecidos, os mais marginalizados, em especial as mulheres e as crianças. Ficarão, para sempre, registadas no coração dos seus beneficiários, as múltiplas ações de acolhimento aos menos protegidos pela sociedade, em especial durante os primeiros tempos da pandemia.

"Estejamos, todos aqueles que pugnam pelos valores europeus da Liberdade, da Democracia e do Estado de Direito e pela Europa enquanto lugar de esperança, à altura das suas firmes convicções. Saibamos sempre conservar a importância que tem um sorriso!", pode ler-se ainda no comunicado enviado.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas