“Os agricultores estão cada vez mais envelhecidos”, alerta Iniciativa Liberal

Na visita efetuada ao concelho de São Vicente pela candidatura da Iniciativa Liberal, Duarte Gouveia e José Carlos Gonçalves, tiveram oportunidade de falar das políticas ligadas à agricultura propostas pelo partido, que alertou par ao facto de os agricultores estarem cada vez mais envelhecidos.

"Os agricultores estão cada vez mais envelhecidos por falta de renovação geracional: 50% dos agricultores na UE tem mais de 55 anos e apenas 7% tem menos de 35 anos sendo que entre nós esta situação é ainda mais grave", indicou Duarte Gouveia.

Por seu turno, José Carlos Gonçalves alertou para "a criação do desenvolvimento de mecanismos de mutualização de risco que garantam a estabilização do rendimento e protejam os produtores”. Mecanismos esses que, segundo explicou, poderão passar por “alteração do modelo de seguros; revisão e alargamento de um fundo de catástrofe climatérica; criação de mercados regionais; comunicação cuidada dos indicadores de preço; promoção de contratos de longo prazo entre produtores e distribuidores, valorização da produção regional, entre outros".

A Iniciativa Liberal considera também que o associativismo agrícola é um modo de alavancar, criando escala, a produção regional. “A promoção de uma efetiva relação Governo — Sector Agrícola, desde a promoção de uma concertação social construtiva a um trabalho conjunto com os diversos agentes do sector em prol do desenvolvimento e dignificação, são também imprescindíveis para o desenvolvimento e consolidação da nossa Agricultura”, vincou.