Escola Básica e Secundária de São Vicente recolhe brinquedos para doar

Carla Ribeiro

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade está a desenvolver uma campanha de recolha de brinquedos usados, tendo por objetivo a respetiva doação.

'Os brinquedos não têm género!' é como se designa a iniciativa promovida pelos alunos do 9.º A, implementada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com o programa Eco-Escolas.

Porque, conforme referem os responsáveis por aquele programa de educação ambiental em implementação há quinze anos naquela escola da costa norte, Ambiente e Solidariedade são dois dos principais vetores do desenvolvimento sustentável, reduzir o consumo de recursos naturais e a poluição inerentes à produção de brinquedos novos, bem como fomentar o espírito solidário tão caraterístico desta quadra, são motivos mais do que válidos para apelar à reutilização de brinquedos usados e, assim, poder fazer a diferença no Natal das crianças mais desfavorecidos.

A propósito do tema 'Igualdade de género', pretendem de igual modo os responsáveis pela iniciativa sensibilizar a comunidade educativa para o modo como os brinquedos podem influenciar a construção dos estereótipos de género e direcionar as escolhas profissionais.