MADEIRA Meteorologia

Albuquerque diz que "há regras constitucionais neste país esquisito" que não permitem IRC mais baixo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Dezembro 2021
15:00

O presidente do Governo Regional afirmou hoje que a Madeira não pode cobrar um Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) mais baixo porque "há regras constitucionais neste país esquisito que não o permitem".

Falando na inauguração do empreendimento habitacional S. Lucas, no Funchal, Miguel Albuquerque salientou que a Madeira é "a Região do país que tem o IRC mais baixo", reforçando que, no próximo ano, a taxa de IRC será de 14,6%, representando um "diferencial de 30% relativamente aquilo que é cobrado no continente".

"Vão perguntar ‘porque é que não é mais, porque é que não se aumenta esse diferencial?’ Por mim, tinha o IRC a 10%, mas não posso, porque há umas regras constitucionais neste país esquisito que não o permitem", afirmou.

O presidente do Governo Regional disse esperar que, "com a revisão da Lei das Finanças Regionais ou da Constituição, a Madeira possa adotar políticas de captação de investimento e de fiscalidade adequadas ao seu desenvolvimento".

"Se o Governo nacional quer continuar a cair a meio-campo e a jogar para o lado, nós queremos jogar sempre para a baliza e queremos assegurar a Região Autónoma da Madeira como região de baixa fiscalidade, para atrairmos o investimento e capitais estrangeiros", defendeu.

Miguel Albuquerque recordou ainda que está prevista, no Orçamento Regional para 2022, a manutenção, no primeiro e segundo escalões de IRS, do diferencial de 30% em relação ao território continental, sendo que no terceiro escalão o diferencial passa de 14% para 20% e no terceiro de 7% para 15%.

"Estes dois escalões abarcam parte já da classe média e nós entendemos que neste momento é fundamental valorizar e devolver o rendimento à classe trabalhadora porque é justo e fundamental que esta classe tenha a disponibilidade de dispor de maiores fatias do seu rendimento em liberdade total", considerou o governante.


Governo e Câmara "perfeitamente articulados"

Aproveitando a inauguração do empreendimento habitacional, que representa um investimento de 20 milhões de euros, Miguel Albuquerque salientou a relação com a Câmara Municipal do Funchal, desde a eleição de Pedro Calado, pela coligação PSD/CDS-PP, nas Eleições Autárquicas do passado mês de setembro.

"Neste momento, quer o Governo da Madeira, quer a Câmara Municipal do Funchal estão, finalmente, perfeitamente articulados para desenvolver uma política de captação de investimento e de apoio ao investidor, à empregabilidade, e ao desenvolvimento integral, onde se inclui o imobiliário de alto rendimento", disse o presidente do Executivo regional.

"É fundamental perceber que esta atividade económica, que cria emprego qualificado, que gera rendimento para as famílias, fornecedores e para as empresas, e que tem todo um circuito integrado na Região, gerou, em 2020, 444 milhões de euros de volume de negócio", reforçou.

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas