MADEIRA Meteorologia

Cancro: Direitos e deveres dos doentes marcaram primeira sessão 'Mama Help'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Dezembro 2021
20:49

Os direitos e deveres dos doentes e sobreviventes de cancro da mama foram o principal foco da intervenção de Maria João Cardoso, presidente do centro ‘Mama Help’ e médica da Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, naquela que foi a primeira sessão de centro de apoio a doentes com cancro da mama, realizada esta tarde na sala da Assembleia Municipal do Funchal.

O ‘Mama Help’ já existia no Porto e em Lisboa, e pretende agora implantar-se na Região como ponto de apoio, em várias valências, entre as quais sessões de esclarecimento, como a de hoje, que contou na assistência com vários doentes e também com a presença de Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Proteção Civil, e de Rita Andrade, secretária regional da Inclusão e Cidadania.

Maria João Cardoso falou da importância de os doentes com cancro estarem bem informados acerca de tudo o que diga respeito à doença, não só sobre os tratamentos e o pós-tratamentos, como também sobre os seus direitos e deveres. SNS, Segurança Social, benefícios fiscais, direitos laborais e legislação mais recente, foram áreas focadas pela médica.

A sessão contou também com as intervenções de Helena Gouveia, médica responsável pelos tratamentos de quimioterapia na Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, e de Sara Câmara, médica do SESARAM.

O 'Mama Help', que agora passa a existir na Região, visa a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos. Procura afirmar-se como um centro de recursos diversificados e abertos à comunidade, disponibilizando informação e apoio de profissionais habilitados, desde o diagnóstico e em todas as fases da doença.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas