MADEIRA Meteorologia

Santa Cruz reconhecido como o Município do Ano - regiões autónomas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Dezembro 2021
20:26

Santa Cruz recebeu hoje um reconhecimento muito especial - foi eleito o Município do Ano na categoria das regiões autónomas.

Para este galardão, muito contribuiu o projeto de Eficiência Energética na Rede de Iluminação Pública, apresentado pela autarquia.

O prémio, desta iniciativa da plataforma UM - Cidades, da Universidade do Minho, foi entregue pelo reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro,.a Élia Ascensão, vice-presidente da autarquia santa-cruzense.

Satisfeito com este galardão, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz deixou, numa nota de imprensa que publicamos na íntegra, uma mensagem de agradecimento.

"Agradecer, antes de mais, esta excelente iniciativa da Universidade do Minho, na pessoa do Magnífico Reitor, Professor Doutor Rui Vieira de Castro.

É com muita pena que não estou presente, mas manifesto a minha alegria e agradecimento em ver reconhecido um dos projetos que mais orgulham o Município de Santa Cruz e que se insere num dos nossos eixos mais importantes que é a sustentabilidade ambiental.

Acredito que nenhum projeto de desenvolvimento pode descurar a vertente ambiental e que esta só pode ser concretizada na máxima de pensar global e agir localmente.

O nosso projeto de eficiência energética é um projeto transversal para uma energia mais limpa, mas que vai muito além deste objetivo, já que nos permitirá os primeiros passos no sentido de sermos um território inteligente e sustentável com a telegestão, redes de comunicação wireless e todo um conjunto de valências com implicação na gestão do território, na economia e na sociedade.

Saliento, ainda, que o nosso projeto esteve recentemente em destaque no Encontro das Smart City, em Barcelona, no stand do nosso parceiro, a Aura Light, precisamente pelo seu caráter inovador e pela sua abordagem abrangente. Não avançamos para a eficiência energética apenas com preocupações economicistas, embora para um investimento inicial de 400 mil euros, já tenhamos alcançado poupanças nos valos de 300 mil euros. Mas também com fortes preocupações ambientais, tendo como parceiros a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves e a Associação de Astrónomos.

Reitero, por isso, o meu agradecimento à Universidade do Minho pela excelente iniciativa e por este olhar atento aos Municípios, valorizando o seu trabalho e dando a conhecer o muito que se faz no poder local. Aos restante premiados os meus parabéns e a todos os meu bem haja".

Carla Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas