MADEIRA Meteorologia

SRE e Associação nacional unem-se para reforçar apoio aos alunos sobredotados

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Novembro 2021
16:36

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), celebraram hoje um protocolo de colaboração institucional que, entre outros objetivos, pretende reforçar a estrutura regional que presta apoio aos alunos sobredotados (Gabinete de Apoio às Altas Capacidades).

O documento define ainda as linhas técnico-científicas para promover a realização de trabalhos em equipa, nomeadamente, através da colaboração em projetos/atividades pedagógicas, em ações de formação, da participação em estudos, seminários, workshops e iniciativas públicas e da divulgação e dinamização do Observatório para a Sobredotação e Talento.

Quanto ao apoio ao Gabinete de Apoio às Altas Capacidades, um dos desideratos passa não só por reforçar o organismo regional, como também "dar continuidade ao trabalho de identificação, de atendimento no seio de uma educação inclusiva e da realização de estudos de suporte às práticas destes alunos com ‘Altas Capacidades’ e da disponibilização de apoio também às suas famílias e às suas escolas. O investimento e a disponibilização de recursos, bem como a criação de legislação e diretrizes próprias, acentuam o pioneirismo da RAM no contexto português".

Este gabinete tem como principais objetivos colaborar com os estabelecimentos de educação e ensino e outros serviços no processo de intervenção e avaliação de crianças e alunos com altas capacidades.

Na assinatura do protocolo, que decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, onde também teve lugar a conferência de apresentação do ‘Observatório para a Sobredotação e Talento’, o secretário regional de Educação destacou as mais valias de estar concentrado numa única Secretaria tudo o que esteja relacionado com a educação.

"Somos a única região do país onde o sistema de formação, desde o zero aos 100 anos, está numa única Secretaria, como as creches (no continente e Açores, estão na Segurança Social) ou o pré-escolar (nas autarquias no continente)". Jorge Carvalho entende que no modelo regional, o sistema educativo promove inclusão e uma intervenção mais adequada, acertada e atempada em cada fase do ensino, para além da importância de acompanhar o melhor possível o aluno e as suas características.

O governante lembrou ainda que, desde 1995, que a Região tem acompanhado de forma mais específica os alunos sobredotados na identificação e nas respostas adequadas a cada um.

Antes, Alberto Rocha, presidente da ANEIS, enalteceu o interesse demonstrado pelas entidades regionais sobre a sobredotação, para o devido acompanhamento do aluno sobredotado na escola e no seio da família, "apoiando o seu desenvolvimento intelectual, social, emocional e educacional".

"Infelizmente verificamos alguma inércia nesta área pelo fenómeno de sobredotação ser encarado com alguns preconceitos e mitos", reconheceu o responsável da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, defendendo que o pressuposto básico de um sistema educativo deve ser "o de aceitar as diferenças individuais" e de tentar encontrar as melhores respostas para todos. "Não há nada mais desigual do que tratar de forma igual pessoas que são diferentes".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas