Passageira do "Mein Schiff 4" resgatada a 250 quilómetros da Madeira

Paulo Graça

Uma mulher de 22 anos, de nacionalidade indonésia, foi hoje resgatada de um navio cruzeiro "Mein Schiff 4", que navegava a 135 milhas náuticas (cerca de 250 quilómetros) a sul da Madeira.

Na sequência do alerta recebido pelas 11h15 desta manhã, através do navio, a informar que uma passageira se queixava de fortes dores na zona abdominal, a Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) coordenou a operação de resgate, tendo sido de imediato empenhada para o local uma aeronave da Força Aérea Portuguesa. A operação esteve a cargo de uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa estacionada em Porto Santo.

A passageira foi resgatada em segurança e em estado estável para o aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz e uma equipa médica da EMIR, entretanto acionadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil. A vítima foi encaminhou para o hospital Dr. Nélio Mendonça, onde deu entrada no Serviço de Urgência (SU).