MADEIRA Meteorologia

Baixar o IVA e os custos dos fatores de produção são propostas do PS para tornar a agricultura mais resiliente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Novembro 2021
17:29

A redução das taxas do IVA e uma nova estratégia que conduza à baixa dos custos dos fatores de produção, de forma a tornar o setor produtivo mais eficiente e resiliente, foram algumas das medidas defendidas hoje pelo Grupo Parlamentar do PS-Madeira.

Os socialistas deram início ao roteiro 'Grupo Parlamentar do PS em contacto com a População: Compromissos e Soluções', iniciativa que arrancou sob a temática 'Resiliência do Setor Produtivo - Medidas para fazer face ao aumento dos preços e escassez dos fatores de produção'. Neste âmbito, esta manhã, os deputados visitaram uma exploração de agricultura biológica no vale dos Socorridos, momento aproveitado para se inteirar das dificuldades por que passam os agricultores e para apresentarem soluções para os problemas, assumindo o seu compromisso com a população.

Na ocasião, o líder da bancada parlamentar do PS referiu-se ao aumento dos custos dos fatores de produção, alertando que este é "um problema grave que pode pôr em causa a sustentabilidade deste setor". Rui Caetano salientou que os apoios do Governo Regional e da União Europeia aos produtores terão de continuar, mas considerou que o Executivo madeirense "deve ir ainda mais além".

De acordo com o deputado, urge que o Governo Regional reduza o IVA e não continue a "se desculpar nem a encontrar formas de mentir e enganar os agricultores". Tal como frisou, o Executivo tem poder autonómico e condições financeiras para tal, porque vai receber milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, verbas essas verbas que "poderão ser canalizadas para a redução do IVA, de forma a que os agricultores e os consumidores consigam sentir que os preços estão mais acessíveis e vão mais ao encontro da realidade da nossa população e da nossa realidade económica".

Além dos apoios, Rui Caetano frisou que é preciso repensar o setor. "É preciso uma estratégia regional, de forma a que o setor produtivo dependa cada vez menos dos fatores de produção externos" e sejam rentabilizados os nossos recursos. "Se nós reduzirmos os fatores de produção externos, estaremos a reduzir custos e isso depois vai se refletir no preço dos produtos", declarou.

O líder parlamentar do PS defendeu também mais formação aos agricultores, para que estes tenham conhecimento de novas técnicas e não seja necessário o recurso aos fatores externos de produção.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas