MADEIRA Meteorologia

Violência Doméstica: Margarida Pocinho destaca importância da sensibilização dos mais jovens

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Novembro 2021
18:16

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Câmara Municipal do Funchal desenvolveu, hoje, dia 25, várias ações de sensibilização intituladas "Caminhando para a Igualdade", com destaque para as questões relativas à Violência no Namoro, reconhecendo, cada vez mais, a importância desta temática na vida dos jovens e a importância que esta tem no seu desenvolvimento psicossocial.

Estas ações decorreram na Ludoteca do Parque Santa Catarina, destacando-se a dinamização de um mural "Minutos de Silêncio" e a sensibilização "Caminhando para a Igualdade" sobre a Violência no Namoro, que contou com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Margarida Pocinho.

Margarida Pocinho realçou que uma das apostas da Câmara Municipal do Funchal é, precisamente, a importância dada pela autarquia "na igualdade de género", apontando ainda que "as ações de sensibilização e debate, sobretudo as promovidas na comunidade escolar, são fundamentais para mudar o paradigma existente".

Este trabalho que está a ser efetuado pela autarquia na população escolar juvenil, afirmou a vereadora, permite que os jovens estejam mais alertas e sensibilizados para os problemas da violência contra as mulheres, para a necessidade de eliminá-la, mas também para que evitem "modelos negativos", existentes em contextos familiares.

Refira-se que este ano já houve 23 vítimas mortais de violência doméstica em Portugal, bem como mais de 11.500 denúncias, sendo que, muitas vezes, como refere Margarida Pocinho, estas situações não devidamente acompanhadas até final pelas instituições quer "por medo de represálias", quer por "estigma social".

A finalizar, refira-se a extrema recetividade dos estudantes para a ação de sensibilização, inclusive revelando experiências pessoais e dando ideias e sugestões para enfrentar e minorar o problema da violência doméstica.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas