MADEIRA Meteorologia

Funchal vai ter 21 papeleiras inteligentes até final deste ano

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Novembro 2021
18:12

Até final deste ano, num investimento da Câmara Municipal do Funchal, cofinanciado pelo POSEUR, orçado em cerca de 100.000 euros, serão instaladas mais quinze papeleiras inteligentes, no Funchal, nomeadamente, na Rua Fernão de Ornelas, Avenida Sá Carneiro, Lido e junto ao Teleférico.

Serão ao todo 21 com as seis papeleiras inteligentes que hoje entraram em funcionamento na Avenida Arriaga, em frente ao Turismo e em frente ao Governo Regional. Esta foi uma das iniciativas preparadas pela Câmara Municipal, em concreto pelo Departamento de Ambiente, para assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

O investimento da Câmara Municipal do Funchal, cofinanciado pelo POSEUR, orçou em, cerca de 100.000 euros.

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, refere que "a limpeza urbana é uma prioridade estratégica, pelo que a disponibilização deste tipo de equipamentos é fundamental".

Como explica Nádia Coelho: "estas papeleiras funcionam a energia solar e estão dotadas de um sistema de compactação de resíduos e de monitorização de enchimento que lança alertas quando existe necessidade de recolha o que, associado à otimização dos circuitos de recolha, permite a redução do número de deslocação das equipas ao terreno, contribuindo assim para a redução da pegada ecológica associada à circulação de veículos de recolha de resíduos", reforçando que "esta é uma solução sustentável e que, com a colaboração e esforço coletivo dos munícipes, contribuirá para a melhoria ambiental da nossa cidade".

Estas 21 papeleiras inteligentes estão destinadas à deposição seletiva de resíduos em locais do Funchal com elevado fluxo de pessoas e com elevada produção de resíduos recicláveis.

Estes equipamentos possuem uma capacidade de armazenamento muito superior aos contentores convencionais e, devido ao sistema de compactação automático movido a energia solar, permitirão realizar uma melhor gestão e planeamento da recolha, sendo ainda solução viabilizar a redução dos fenómenos de deposição de resíduos fora dos contentores (devido ao rápido enchimento das atuais papeleiras) e irá conferir à cidade um melhor aspeto.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas