Instituto de Emprego dedica semana à mobilidade profissional na Europa

Romina Barreto

Na passada terça-feira, dia 23 de novembro, teve início aquele que foi o primeiro de 4 Webinars sobre a Rede Europeia de Emprego – REDE EURES, promovidos pelo Instituto de Emprego da Madeira.

A rede Eures visa facilitar a livre circulação de trabalhadores na União Europeia, através dos seus conselheiros EURES que desempenham as suas funções junto dos serviços de emprego dos vários países, promover oportunidades de emprego junto dos cidadãos europeus e facilitar o recrutamento de trabalhadores em toda a Europa.

O objetivo da Rede EURES é, portanto, não só ajudar e apoiar os candidatos a emprego, como os próprios e empregadores.

Através desta Rede, o Instituto de Emprego da Madeira apoia todos os jovens e adultos com interesse em desenvolver projetos de mobilidade de vocação comunitária, divulgando ofertas de emprego disponíveis na Rede e facultando todo o apoio e informação necessária sobre os vários países.

Assim, como principais serviços dirigidos aos candidatos a emprego, destacam-se a correspondência entre ofertas de emprego e CV no portal EURES, a informação e orientação e outros serviços de apoio a trabalhadores e o acesso à informação sobre as condições de vida e de trabalho nos Estados-Membros da UE, tais como fiscalidade, pensões, seguro de saúde e segurança social.

Se por um lado a Rede EURES apoia os trabalhadores que pretendem ter uma experiência profissional na União Europeia, por outro, poderá apoiar as entidades que, nesta fase de dificuldade de recrutamento, associada à retoma gradual das suas atividades, pretendem recrutar mão de obra na Europa.

Aos empregadores a Rede EURES garante informação e orientação e outros serviços de apoio, bem como promove a correspondência entre ofertas de emprego e CV divulgados no portal EURES.

Os Webinars realizados nos dias 23 e 24 de novembro foram dirigidos aos candidatos a emprego, interessados numa experiência profissional na Europa. Nos dias 25 e 26 será dada a oportunidade às entidades empregadoras de conhecerem os serviços EURES.

Com uma rede humana de mais de mil conselheiros, que trabalham nas organizações membro e parceiras da EURES, entre as quais o Instituto de Emprego da Madeira, a Rede EURES, com 3,697,358 ofertas de emprego divulgadas e com um total 888 932 Currículos Vida disponíveis é, sem dúvida, um serviço de destaque, no ajustamento entre a oferta e procura de emprego, ao dispor de toda a União Europeia, promovendo assim o acesso ao mercado de emprego cada vez mais global.

Para mais informações os candidatos a emprego e as entidades empregadoras podem consultar a página institucional do IEM, IP-RAM em www.iem.madeira.gov.pt .