CDS-PP reivindica serviço de urgências no Caniço
A candidatura do CDS-PP à Câmara Municipal de Santa Cruz defende que a autarquia deve dialogar com a tutela da Saúde com vista à criação de um serviço de urgências no Centro de Saúde do Caniço.
“A população do concelho, mas em particular os cerca de 23 mil habitantes da freguesia do Caniço, sempre que precisam de recorrer ao centro saúde para uma urgência, tem de se deslocar ao centro saúde de Machico, e ou ao hospital do Funchal”, disse Paulo Soares, número dois da candidatura encabeçada por Leontina Serôdio, numa ação de pré-campanha realizada no Caniço.
O candidato recorda que esta é uma reivindicção de “há largos anos” por parte da população da “terceira maior freguesia da Madeira, logo atrás de Santo António e de São Martinho no Funchal”.
“Actualmente este centro, que presta, e bem, serviço de enfermagem e cuidados médicos continuados, funciona apenas entre a 8 e as 20h, aos dias úteis e entre a 08 e as 13h aos sábados. A nossa ideia, e apesar de não ser uma competência da Câmara, é dialogar com o Governo Regional, sensibilizando-o para o facto, e em conjunto tentar arranjar soluções quer técnicas quer ao nível de profissionais para que este centro saúde funcione com serviço de urgências, sete dias por semana pelo menos ate à meia-noite”, defende.
O facto de “grande parte da população” não ter médico de família, decorrente do “grande crescimento populacional do Caniço”, reconhece Paulo Soares, é “outro problema” que os candidatos centristas gostariam de ver resolvido a “curto prazo”.
A abertura de uma esquadra da polícia na freguesia é outra proposta que o CDS-PP pensa que poderá ser tratada junto do comando regional da PSP.
“Esta esquadra iria trazer mais segurança a pessoas e bens, pela proximidade que existiria, mas também prestar serviços de apoio aos turistas que nos visitam. Da nossa parte, tudo faremos, quer como governo, quer como oposição camarária, para ajudar a resolver estes problemas atuais”, sublinha o número dois.
RELACIONADOS