"Qualidade do sono dos estudantes é fundamental para a promoção da saúde e das aprendizagens"

O Grupo Parlamentar do PS congratula-se com a aprovação, na Assembleia Legislativa, da proposta do PS que visa a realização de um estudo científico sobre a qualidade do sono dos estudantes da Região Autónoma da Madeira.

Rui Caetano, proponente do projeto, considera que esta avaliação é fundamental para encontrar soluções que permitam prevenir e agir para assegurar o bem-estar psicológico da população estudantil.

O líder parlamentar do PS recorda que o sono irregular tem graves consequências e impactos ao nível da instabilidade emocional, da depressão, da ansiedade, dos ataques de pânico e dos estados de humor desequilibrados. Paralelamente, esta situação reflete-se no nível de rendimento escolar, na concentração e também na saúde física e mental das crianças e jovens.

A proposta assume maior pertinência quando a preocupação com a saúde mental da população estudantil tem estado em foco, resultado da pandemia de Covid-19 que afetou quotidianos e relações, com impactos particularmente relevantes em franjas da população mais suscetíveis como os jovens.